Aplicativo do ConecteSUS
Aplicativo do ConecteSUS não funciona desde a madrugada de sexta-feira (10)| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 24 horas após sofrer um ataque hacker, parte dos sistemas do Ministério da Saúde continua fora do ar. A pasta informou em nota, neste sábado (11), que espera recuperar o site e o aplicativo do ConecteSUS na próxima semana e que “está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas comprometidos com o ataque.” Alguns deles já teriam voltado a funcionar, segundo o governo. O ConecteSUS reúne informações do histórico clínico dos pacientes, como vacinas e medicamentos tomados, e exames realizados.

As plataformas do Sistema Único de da Saúde foram invadidas na madrugada de sexta-feira (10). Sem acesso ao ConecteSUS, a emissão do cartão de vacinação contra Covid-19 foi prejudicada num primeiro momento. O governo disponibilizou um site com orientações para emissão temporária do comprovante de vacinação.

O ataque também tirou do ar os sistemas e-SUS Notifica, que registra casos de Covid, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI). O caso está sob investigação da Polícia Federal, que abriu inquérito.