bolsonaro - jornais
Após ser derrotado pelo Congresso, Bolsonaro pretende reeditar MP sobre publicação de balanço contábil| Foto: Carolina Antunes/PR

O governo federal deve reeditar, em 2021, medida provisória (MP) para permitir que empresas deixem de divulgar seus balanços contábeis em jornais impressos. A ideia foi confirmada pelo secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten, em conversa com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), publicada no sábado nas redes sociais do próprio parlamentar.

Uma MP com o mesmo propósito foi editada em agosto de 2019 por Bolsonaro, mas não chegou a ser aprovada pelo Congresso e perdeu a validade em dezembro do mesmo ano. Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, também sinalizou que o governo deve reeditar a medida. Ele disse que um "passarinho amarelo" havia lhe dito que o texto seria novamente enviado ao Congresso.

A MP permitia a empresas com ações em bolsa a publicação de seus balanços no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou no Diário Oficial gratuitamente. Ao editar a MP, em 2019, Bolsonaro tratou o texto como uma vingança contra a imprensa. Ele afirmou, inclusive, que o jornal Valor Econômico iria fechar por causa da medida. "O jornal Valor Econômico , que é da Globo, vai fechar. Não devia falar? Não devia falar, mas qual é o problema? Será que eu vou ser um presidente politicamente correto? Uai. É isso daí aqui no Brasil."