O filósofo Olavo de Carvalho
O governo federal emitiu uma nota oficial de pesar pela morte do escritor Olavo de Carvalho.| Foto: RODOLFO BUHRER/Arquivo Gazeta do Povo

O governo federal emitiu nesta terça-feira (25) uma nota oficial para lamentar a morte do escritor Olavo de Carvalho. No texto, o Executivo diz que o filósofo deixa como legado "um verdadeiro apostolado a respeito da vida intelectual". Carvalho morreu nesta segunda-feira (24), aos 74 anos, em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi informada.

"De contribuição inestimável ao pensamento filosófico e ao conhecimento universal, Olavo deixa como legado um verdadeiro apostolado a respeito da vida intelectual, com uma vasta obra composta de mais de 40 livros e milhares de horas de aulas", diz a nota.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que Olavo "foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre". Ministros do governo e parlamentares também comentaram a morte do escritor.

"Intransigente defensor da liberdade e escritor prolífico, o professor Olavo sempre defendeu que a liberdade deve ser vivida no íntimo da consciência individual e na inegociável honestidade do ser para consigo mesmo", afirma um trecho da nota do governo.