Lula
Conferência do clima da ONU será realizada em novembro de 2025 em Belém, capital do Pará, segundo anúncio de Lula.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na tarde desta sexta (26), que a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que a Conferência do Clima de 2025 será realizada em Belém, capital do Pará. A candidatura da cidade para sediar a COP30 havia sido formalizada em janeiro.

Lula anunciou a confirmação em um vídeo publicado nas redes sociais junto do ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e do governador paraense, Helder Barbalho (MDB-PA). A decisão da ONU, segundo Vieira, foi dada no dia 18 de maio e divulgada agora.

Durante o anúncio, Lula disse que a Amazônia sempre foi tema da conferência em outros países, como Egito e Dinamarca, mas nunca efetivamente em um estado abrangido por ela.

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o [governador] Helder Barbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, disse o presidente.

A COP30 está prevista para ser realizada em novembro de 2025.