Enfermeira aplica em uma criança dose da vacina contra a Covid-19 em Jerusalém, Israel, no dia 23 de novembro de 2021. Israel lançou uma campanha para oferecer a dose da vacina contra a Covid-19 para crianças entre cinco e 12 anos de idade
Enfermeira aplica em uma criança dose da vacina contra a Covid-19 em Jerusalém, Israel, no dia 23 de novembro de 2021. Israel lançou uma campanha para oferecer a dose da vacina contra a Covid-19 para crianças entre cinco e 12 anos de idade| Foto: EFE / EPA / ABIR SULTAN

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), um prazo adicional para informar se o Ministério da Saúde vai incluir crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra a Covid, como recomendou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na última sexta (17), o ministro deu 48 horas para o governo se manifestar sobre o tema, no âmbito de uma ação do PT, que busca incluir essa faixa etária no Plano Nacional de Imunização – o partido quer que toda a população infantil esteja vacinada antes do reinício das aulas.

Ao responder a Lewandowski, a AGU disse que o Ministério da Saúde ainda vai realizar uma consulta pública, entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro, e uma audiência pública sobre o assunto, no dia 4, antes de apresentar seu plano, no dia 5.

Ressaltou, contudo, que o contrato da pasta com a Pfizer prevê o fornecimento de doses para as crianças. “A União tem adotado as providências cabíveis para uma decisão segura e responsável a respeito da extensão da campanha de imunização para esse público-alvo”, afirmou.