Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre trabalham nos bastidores pela reeleição na mesma legislatura aos cargos de presidente da Câmara e do Senado.
Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre trabalham nos bastidores pela reeleição na mesma legislatura aos cargos de presidente da Câmara e do Senado.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um grupo formado por dez senadores vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a possibilidade de reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e de Rodrigo Maia (DEM-RJ) às presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. Os senadores irão protocolar na segunda-feira (31) uma petição junto à Ação Direta de Inconstitucionalidade do PTB, que já pede ao Supremo para declarar a inconstitucionalidade da reeleição. O grupo é formado por: Alessandro Vieira (Cidadania-SE); Arolde de Oliveira (PSD-RJ); Eduardo Girão (Podemos-CE); Jorge Kajuru (Cidadania-GO); Laiser Martins (Podemos-RS); Reguffe (Podemos-DF); Esperidião Amin (PP-SC); Styvenson Valentim (Podemos-RN); Major Olímpio (PSL-SP); e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Eles contam com o apoio do movimento "Muda, Senado". Os mandatos dos presidentes da Câmara e do Senado duram apenas dois anos, mas Alcolumbre busca permanecer no cargo e tem buscado o apoio de Maia e do STF para a manobra. Publicamente, Maia afirma que não vai se candidatar à reeleição.