Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal deu bolsas em universidades para “todo mundo” por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Guedes declarou que até quem não tinha a “menor capacidade” e "não sabia ler nem escrever" entrou em cursos superiores utilizando o programa. Sem saber que era gravado, o ministro disse ainda que o filho do seu porteiro foi beneficiado mesmo após zerar o vestibular, ainda que o programa tenha exigências de nota mínima para aprovar o financiamento. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

As declarações do ministro da Economia foram feitas durante a reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), na terça-feira (27). O ministro seguiu criticando o Fies, considerado por ele  um “desastre” que serviu para enriquecer meia dúzia de empresários. “O porteiro do meu prédio, uma vez, virou para mim e falou assim: 'Seu Paulo, eu estou muito preocupado'. O que houve? 'Meu filho passou na universidade privada'. Ué, mas está triste por quê? 'Ele tirou zero na prova. Tirou zero em todas as provas e eu recebi um negócio dizendo: parabéns, seu filho tirou...' Aí tinha um espaço para preencher, colocava 'zero'. Seu filho tirou zero. E acaba de se endereçar a nossa escola, estamos muito felizes”, disse o ministro.

Outros ministros também estavam presentes na reunião, Guedes defendia que a iniciativa privada é mais eficiente que o poder público e apontou o Fies como um exemplo de que é preciso ter cautela ao subsidiar o acesso ao serviço do setor privado.