Hora certa. Celular muda para horário de verão
Hora certa: celulares com sistema Android adiantaram o relógio para o horário de verão automaticamente.| Foto: Bigstock

Usuários de celulares com sistema Android foram surpreendidos com a mudança automática de horário na manhã deste domingo, dia 1º de novembro de 2020. Muitos aparelhos adiantaram os relógios à meia noite de hoje em razão do horário de verão, que já não é aplicado pelo segundo ano consecutivo no Brasil, depois de ser cancelado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.

Mas afinal, como corrigir a hora certa no celular? A Google, proprietária do sistema Android, recomendou que as pessoas alterem as configurações de seus aparelhos, desmarcando a opção “data e hora automáticas” ou “fuso horário automático” em Configurações > Data e Hora.

Há duas semanas o mesmo problema voltou a acontecer com alguns usuários do sistema Android, que reclamaram que seus celulares mudaram o horário de forma automática e adiantaram os relógios dos aparelhos. Esse erro também está ligado ao horário de verão e aconteceu porque até 2017 essa mudança ocorria sempre em outubro. Já em 2018, último ano em que o horário de verão foi adotado no Brasil, a alteração ocorreu no 1º domingo de novembro.

Veja o passo a passo de como deixar o seu celular com a hora certa:

1. Clique em Configurações >

2. Sistema >

3. Data e hora >

4. Desmarque a opção "Data e Hora Automáticas"

5. Definir Hora

6. Ajuste o relógio de acordo com o horário de sua região.

Veja neste link qual é horário oficial de Brasília e ajuste seu relógio para a hora certa.