Impeachment de Toffoli
Impeachment de Toffoli: pedido precisa ser colocado em pauta pelo presidente Senado, Davi Alcolumbre.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputada estadual mais votada das últimas eleições, a advogada Janaina Paschoal (PSL-SP) entregou em parceria com a Associação Nacional de Membros do Ministério Público – MP Pró-Sociedade um novo pedido de impeachment: Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), é o novo alvo. O pedido impeachment de Toffoli foi entregue ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Ao lado do procurador de Justiça Hélio Pereira Bicudo, falecido em 2018, e do jurista Miguel Reale Júnior, Janaina Paschoal foi uma das mentoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, formulado ainda em 2015. Agora, a deputada e advogada assinado o pedido de impeachment de Toffoli junto aos promotores Rafael Meira Luz (MP-SC) e Renato Barão Varalda (MP-DF)e do procurador Márcio Luís Chila Freysleben (MP-MG).

Eles alegam como crime de responsabilidade a decisão monocrática do presidente do STF de determinar, em resposta a um pedido do senador Flávio Bolsonaro, a suspensão de processos judiciais e inquéritos com informações financeiras de investigados ou réus fornecidas por órgãos como o Coaf e o Banco Central sem autorização da Justiça. Leia na íntegra o pedido de impeachment de Toffoli: