Incêndios na Amazônia: ações de emergência definidas entre Bolsonaro e ministros
Reunião de emergência sobre incêndios na Amazônia teria ocorrido com oito das 22 ministros do governo Bolsonaro.| Foto: Alan Santos / PR

Após reunião de emergência realizada na noite desta quinta-feira (22) pelo governo, um despacho foi publicado pelo presidente Jair Bolsonaro em edição extra do Diário Oficial da União. Ele determina que todos os ministérios atuem para impedir focos de fogo na Amazônia. “Determino a todos os Ministros de Estado que adotem, no âmbito de suas competências, medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica”, destaca o despacho sobre os incêndios na Amazônia.

O governo estaria estudando, agora, formas de aumentar as penas para crimes ambientais e identificar a origem das queimadas. O Exército também deve auxiliar no combate ao fogo e reforçar a vigilância na região amazônica. Além dessas ações de emergência, definidas na reunião do governo, teriam sido debatidas outras formas para reduzir os incêndios na Amazônia junto aos ministros: Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tereza Cristina (Agricultura), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência).