Presidente da República, Jair Bolsonaro durante entrega de títulos de propriedade rural no Pará
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante entrega de títulos de propriedade rural no Pará| Foto: Alan Santos/PR

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) suspendeu nesta sexta-feira (13) todas as atividades consideradas "não urgentes", inclusive eventos de entregas de títulos de propriedade para beneficiários da reforma agrária. A informação, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, consta em um ofício interno enviado aos superintendentes regionais do Incra, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

"Em razão da atual indisponibilidade de recursos para a execução de atividades finalísticas da autarquia, informa-se que devem ser suspensas quaisquer atividades que envolvam deslocamentos para eventos, mesmo que entrega de títulos, uma vez que os recursos deverão ser priorizados em ações entendidas como urgentes e obrigatórias pela Sede", diz o documento assinado pelo presidente do Incra, Geraldo Melo Filho.

Ele afirma também que os recursos para o órgão vêm da rubrica das emendas de relator, pendentes de indicação por parte do relator geral do orçamento. "Nesse cenário, já estamos no mês de maio de 2022 e, até o momento, este instituto não teve disponibilizados recursos para esse fim, pelo fato de que todo o orçamento finalístico do Incra se encontra indisponível, e não pode ser utilizado de forma discricionária pela autarquia", completa.