Simone Tebet, presidente da CCJ no Senado
Simone Tebet, presidente da CCJ no Senado| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS) afirmou, ao rebater críticas de que o Senado é "carimbador" das indicações do Executivo para o Supremo Tribunal Federal (STF), que "o problema está muitas vezes no nome apresentado ao Senado".

Em entrevista ao canal GloboNews, Tebet disse que os filtros para a indicação começam desde a escolha do presidente da República, que deve indicar alguém com notório saber jurídico e ilibada reputação. "O problema está muitas vezes no nome apresentado ao Senado e essa é a crítica histórica, não estou falando deste sabatinado", disse, sobre a sabatina de Kassio Nunes marcada para quarta-feira (21).

Entre as alternativas, Tebet defendeu a proposta de emenda à Constituição (PEC) desarquivada, que acaba com a vitaliciedade das indicações do Supremo e impõe a escolha a nomes constantes em lista tríplice composta por indicações do Supremo Tribunal Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e Procuradoria-Geral da República.