Vacinas - Coronavac
Vacina Coronavac desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac| Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O Instituto Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro de uso emergencial da vacina chinesa Coronavac contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório Sinovac. O pedido do registro foi comunicado pela própria Anvisa nesta sexta-feira (8). A agência reguladora tem 10 dias para responder ao pedido de solicitação de registro. Já o governo de São Paulo anunciou que pretende iniciar a vacinação no estado com a Coronavac em 25 de janeiro.

Na quinta (27), o Butantan e o governo paulista divulgaram a eficácia da vacina Coronavac, de 78%. Ou seja, a cada 100 pessoas vacinadas, 78 desenvolveram imunidade contra a Covid-19. Apesar disso, os 22% que se vacinaram e mesmo assim contraíram Covid-19 não tiveram sintomas graves ou moderados da doença.

No mesmo dia o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que está o governo federal fechando contrato para compra de 100 milhões de doses da Coronavac. Segundo o ministro informou mais cedo, 46 milhões da Coronavac serão distribuídas até abril e mais 54 milhões no resto do ano.