O presidente do STF, Luiz Fux.
O presidente do STF, Luiz Fux.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira (5) o cancelamento da reunião entre os chefes dos Poderes. O ministro reagiu à escalada de ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro à Corte e principalmente aos ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

“O Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, Sua Excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”, disse Fux ao encerrar a sessão.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro acusou Barroso e Moraes de impor ao Brasil o que chamou de "ditadura da toga". Além disso, ameaçou agir "fora da Constituição" para conter isso. O presidente do Supremo cancelou a reunião entre os chefes dos Poderes e ressaltou que "o pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes".

Fux também reforçou que o STF segue "de forma coesa" e "se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição". Em uma demonstração de união da Corte, os ministros Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Gilmar Mendes e Nunes Marques acompanharam a declaração de Fux presencialmente no plenário do Supremo.