O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o presidente da República, Jair Bolsonaro
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o presidente da República, Jair Bolsonaro durante almoço do Fórum de Investimentos Brasil 2019. Foto: Marcos Corrêa/PR| Foto: Marcos Corrêa/PR

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou nesta quinta-feira (10) que as falas de Mike Pompeo, secretário de estado norte-americano, sobre o apoio dos Estados Unidos ao ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) foram mal interpretadas. Mais cedo nesta quinta, a agência Bloomberg afirmou que os EUA vão priorizar as candidaturas de Argentina e Romênia e não apoiarão o pleito brasileiro para ingresso na organização. Em nota, o Itamaraty diz que "a matéria sobre o ingresso na OCDE faz uma interpretação totalmente equivocada do comentário americano sobre Argentina e Romênia" e que "nada mudou no apoio americano ao Brasil".

O órgão explica que a Argentina já tinha o apoio americano antes do Brasil e que o governo não vê "problema algum com o início de seu processo de adesão junto com a Romênia". "Continuamos nos preparando para ingressar na organização e já temos grau elevado de preparação e de incorporação às normas", diz o Itamaraty.