Itamaraty volta atrás e vai refazer segunda fase de concurso para diplomatas
| Foto: Gustavo Ferreira/AIG-MRE

O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), contratado pelo Itamaraty para realizar o concurso de admissão de diplomatas, anunciou nesta terça-feira (26), que irá refazer a prova. Como a Gazeta do Povo noticiou, nas provas realizadas na segunda fase do certame, em outubro, era possível identificar os candidatos, o que estava proibido pelo edital.

Ao ser questionado pela Gazeta do Povo no início de novembro, o Itamaraty afirmou que, mesmo com o risco de contestação judicial, o procedimento adotado era seguro. O Ministério das Relações Exteriores havia citado ainda outro concurso realizado pelo Iades, para vagas na Assembleia Legislativa de Goiás, em que os candidatos também haviam sido identificados. Nesse caso, após abertura de inquérito civil público, o Ministério Público considerou o certame legítimo.

Nesta terça-feira, porém, o Iades reconheceu o erro e anunciou que refará a segunda fase do concurso. A medida atende cerca de 200 candidatos. A data da nova prova ainda não foi divulgada.