Ex-chanceler Ernesto Araújo presta depoimento na CPI da Covid
Ex-chanceler Ernesto Araújo presta depoimento na CPI da Covid| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-chanceler Ernesto Araújo defendeu durante seu depoimento na CPI da Covid que não promoveu atritos com a China. O país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil e a demissão de Araújo do governo Jair Bolsonaro ocorreu depois de pressão por parte de senadores.

“Não entendo nenhuma declaração que eu tenha feito como antichinesa. Não houve nenhuma que se possa qualificar como antichinesa. Não houve impacto”, disse Ernesto Araújo.

Com relação à aquisição de vacinas dos EUA e da China, Araújo disse que o Brasil só embarcou no que dizia respeito aos interesses brasileiros. "Não foi uma questão de ser feito em detrimento ao sistema multilateral. Nenhum atrito com a China, seja antes ou depois da pandemia. Os resultados que tivemos decorrem de uma política externa de acordo com nossos interesses", disse.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), repreendeu Araújo, afirmando que as diversas declarações contra a China foram empecilhos para aquisição de vacinas no Brasil. Em diversas ocasiões Araújo se referiu ao coronavírus como o "comunavírus", em referência ao país.

"Dizer que o senhor nunca se indispôs com a China, o senhor está faltando com a verdade. Falou em 'comunavírus'. Até bateu boca com o embaixador chinês”, lembrou o presidente da CPI.

Ernesto depõe à CPI da Covid; assista ao vivo