“A gente sabia que a nossa exposição estaria na Suíça… Então todo o nosso foco foi em cima disso… Evitar a chegada através do José Eduardo Cardozo”, escreveu Marcelo Odebrecht em e mail.
“A gente sabia que a nossa exposição estaria na Suíça… Então todo o nosso foco foi em cima disso… Evitar a chegada através do José Eduardo Cardozo”, escreveu Marcelo Odebrecht em e mail.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Polícia Federal anexou aos autos da Operação Pentiti, um dos desmembramentos da Lava Jato, emails e depoimentos de Marcelo Odebrecht que envolvem José Eduardo Cardozo - ex-ministro da Justiça no governo de Dilma Rousseff (PT) - no vazamento de informações e em ações de obstrução da operação, segundo publicou o Antagonista. Em depoimento, Marcelo Odebrecht disse que, desde o início das investigações, sua preocupação era com a “exposição” das contas do grupo na Suíça. Por isso, teria montado uma estratégia com o ex-ministro a fim de evitar que a Lava Jato chegasse lá.. “A gente sabia que a nossa exposição estaria na Suíça… Então todo o nosso foco foi em cima disso… Evitar a chegada através do José Eduardo Cardozo…", escreveu Odebrecht em um dos e mail descobertos pela PF.

Em nota, Cardozo reconheceu que se reuniu com advogados da empreiteira na ocasião, mas disse que a reunião foi legal e constava em sua agenda oficial. "Todos esses fatos foram fartamente relatados pela imprensa à época e encontram-se registrados em procedimento formal do Ministério da Justiça, não tendo qualquer fundamento na realidade a ideia de que, no caso, o ex-Ministro pudesse ter agido em obstrução à Justiça", escreveu.