Lula: Conselho Nacional dos Direitos Humanos
Lula está preso há mais de um ano e agora conseguiu autorização para se reunir com o Conselho Nacional dos Direitos Humanos.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou nesta terça-feira (10) que o petista seja ouvido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos sobre a suposta violação de seu direito de defesa. O Conselho abriu uma sindicância em julho para investigar se Lula teve o direito de defesa cerceado na operação Lava Jato - uma alegação recorrente da defesa. A audiência para ouvir Lula está marcada para a próxima terça-feira (17), na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista está preso cumprindo pena na Lava Jato.

Em nota, a advogada Valeska Zanin Martins, responsável pela defesa de Lula, afirmou que a audiência com o Conselho Nacional de Direitos Humanos “será uma oportunidade para aprofundar o debate técnico sobre as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos que ele vem sofrendo no âmbito da operação Lava Jato”. A advogada lembra que as violações também foram comunicadas ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em 2016. “Hoje, o processo injusto ao qual Lula foi submetido é cabalmente comprovado pelo importante trabalho jornalístico do The Intercept e outros veículos, no que se denominou vazajato. A injustiça contra o ex-presidente Lula é um dos maiores ataques à nossa democracia”, conclui Valeska.