Avião patrocinado pelo dono da Havan sobrevoa praia de Santa Catarina com faixa com a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".
Avião patrocinado pelo dono da Havan sobrevoa praia de Santa Catarina com faixa com a frase “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”.| Foto: Reprodução

A juíza Anuska Felski da Silva, da 2.ª Vara Cível de Navegantes (SC), agendou para 29 de junho a audiência de conciliação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Luciano Hang, do grupo Havan. O petista processa Hang por calúnia e difamação sob acusação de ter patrocinado um avião que sobrevoou o litoral catarinense com a mensagem: "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro". No início de dezembro do ano passado, Hang afirmou que iria "patrocinar" um avião que sobrevoaria as praias do estado com "mensagens patriotas" e, no dia 28, publicou um vídeo da cena em seu perfil no Twitter. A defesa de Lula cobra R$ 100 mil de indenizações pelo caso, alegando que a mensagem "fere gravemente a imagem e a honra" do ex-presidente. De acordo com a Justiça, a audiência de conciliação só não ocorrerá se um dos dois manifestar desinteresse com até dez dias de antecedência. Se uma das partes se ausentar, o não comparecimento justificado representará multa de 2% sobre o valor da causa.