boate Kiss
Incêndio na Boate Kiss aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013: julgamentos dos envolvidos na tragédia em Santa Maria (RS) chegou oito anos depois.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo

O julgamento dos acusados no caso do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi concluído no início da noite desta sexta-feira (10) com a condenação dos quatro réus. O júri popular avaliou as acusações de homicídio simples com dolo eventual de 242 pessoas e outras 636 tentativas de homicídio, em janeiro de 2013.

Os empresários e proprietários da casa noturna receberam as penas mais atlas. Os sócios Elissandro Callegaro e Mauro Londero Hoffmann foram condenados, respectivamente, a 22 anos e seis meses e 19 anos e seis meses de reclusão. Já o vocalista da Banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha Leão, receberam penas de 18 anos.

Como as penas definidas são superiores a 15 anos, o juiz havia determinado a execução provisória da pena, mas um habeas corpus preventivo concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul impediu o pronto início do cumprimento das condenações. O documento foi decretado em nome de apenas um dos réus, mas a sua validade foi estendida aos demais pelo juiz responsável.