tse
Ministro Luís Felipe Salomão cita algumas linhas de investigação que necessitam de exame quanto aos respectivos desdobramentos.| Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), o compartilhamento das provas colhidas em duas apurações que têm como alvo atos antidemocráticos e a disseminação de notícias falsas. Essa é a segunda vez que o pedido é feito. As informações devem ser analisadas no processo aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de agosto para apurar declarações do presidente Jair Bolsonaro questionando o processo eleitoral e da urna eletrônica.

No pedido, Salomão cita algumas linhas de investigação que necessitam de exame quanto aos respectivos desdobramentos, como a realização de ataques à Justiça Eleitoral (JE) nos atos preparatórios e no dia 7 de setembro, bem como eventual propaganda política antecipada, além de lives com ataques ao sistema eleitoral. No documento, o ministro ressalta também que levou em consideração que o inquérito em exame poderá resultar em futuras ações eleitorais relativas às Eleições 2022, a serem julgadas pela Justiça Eleitoral.