Médicos pelo Brasil
Médicos da rede municipal de SP tinham programado uma paralisação da categoria nesta quarta-feira (19).| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça de São Paulo determinou que a integralidade dos médicos da rede municipal da capital paulista permaneça em atividade nesta quarta-feira (19), data em que os profissionais entrariam em greve na cidade. O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, determinou pena de multa diária de R$ 600 mil em caso de descumprimento da decisão.

Os médicos decidiram, em assembleia realizada no último dia 13, iniciar a paralisação para pressionar a prefeitura a solucionar o desfalque das equipes de saúde no município. A Prefeitura de São Paulo protocolou uma ação contra o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) para evitar a paralisação. No próximo dia 27, será realizada uma audiência de conciliação entre as partes.

Segundo o sindicato, até o último dia 6, 1.585 profissionais da saúde estavam afastados por Covid-19 ou síndrome gripal. Uma semana depois, no dia 13, o número subiu mais de 100%, totalizando 3.193 trabalhadores afastados. A categoria pede a contratação de profissionais para as unidades básicas de saúde e a garantia de infraestrutura e abastecimento de insumos e medicamentos necessários. Com informações da Agência Brasil.