Bolsonaro tira selfie dentro de estabelecimento comercial, durante passeio do presidente em Brasília em meio à pandemia do coronavírus.
Bolsonaro tira selfie dentro de estabelecimento comercial, durante passeio do presidente em Brasília em meio à pandemia do coronavírus.| Foto: Reprodução/Facebook

O juiz substituto Márcio Santoro Rocha, da 1.ª Vara Federal de Duque de Caxias, deu 24 horas para que a União esclareça se a visita de Jair Bolsonaro ao comércio popular no Distrito Federal neste domingo (29) "implica ou não em mudança da política pública de isolamento social horizontal recomendada pela Organização Mundial da Saúde". O requerimento foi feito em ação civil pública do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que pede que a União seja obrigada a pagar multa de R$ 100 mil pelo gesto do presidente. A punição é prevista em liminar da última sexta-feira, na qual o magistrado determina que o governo federal se abastenha de incentivar o fim do isolamento social. "É notório que o Presidente da República realizou caminhadas em cidades-satélite do Distrito Federal, cumprimentando populares e visitando estabelecimentos comerciais. É também notório que nessa ocasião teria externado a intenção de editar decreto para toda e qualquer profissão voltar ao trabalho", ressaltou o magistrado federal. Conforme a Advocacia-Geral da União, a decisão já foi recebida e passa por análise para manifestação nos autos.