Há alinhamento com Câmara pra aprovar PECs e reformas, diz presidente do Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou na segunda (22) que uma proposta em debate pode liberar a compra de vacinas contra a Covid-19 a estados, municípios e iniciativa privada. Com isso, o país poderia ampliar a aquisição de imunizantes sem deixar de observar as regras do Programa Nacional de Imunização (PNI).

"Um projeto será concebido acredito que ainda hoje no Senado para que encontremos um caminho que autorize a União, mas também estados e municípios a assumirem os riscos das compras das vacinas. E uma ideia que surgiu na conversa é a possibilidade da participação da iniciativa privada. Há inúmeros segmentos da iniciativa privada dispostos a auxiliar na aquisição dessas vacinas e contribuir para o país", disse, ao citar uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Pacheco defendeu que, com a medida, o grupos prioritários no Programa Nacional de Imunização (PNI) serão preservados. "A iniciativa privada terá de obedecer as regras do PNI. Vamos estabelecer um projeto de lei nesse sentido e conversar com Arthur Lira (PP-AL) para saber a posição da Câmara nesse sentido", disse o parlamentar.