Ministro Ricardo Lewandowski, do STF
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF.| Foto: Nelson Jr/SCO/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu nesta segunda-feira (1.º) o sigilo da ação em que o ex-presidente Lula conseguiu o direito a ter acesso à íntegra das conversas entre o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro e procuradores da operação. Lewandowski inicialmente havia decretado o sigilo das mensagens. Mas voltou atrás em sua decisão.

Com isso, 50 páginas de transcrições de conversas de aplicativo de mensagem atribuídas a Moro e aos procuradores se tornaram públicas. Parte desse material já havia sido revelada em reportagens da imprensa anteriormente.

As mensagens foram oficialmente obtidas pela Operação Spoofing – ação da Polícia Federal (PF) que investigou um grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, dentre as quais o aparelho do então ministro da Justiça Sergio Moro. Lula pediu para ter acesso aos diálogos para tentar provar que Moro, quando era juiz da Lava Jato, agiu com parcialidade ao conduzir os processos contra o petista. O objetivo final de Lula é anular as sentenças em que ele foi condenado na Lava Jato.