Lewandowski manda Justiça compartilhar com Lula mensagens informais da Lava Jato
Justiça do DF tem dez dias para compartilhar com defesa de Lula mensagens arrecadadas na Operação Spoofing| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (28) que o Juízo da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal compartilhe com a defesa do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as mensagens arrecadadas na Operação Spoofing – investigação que mirou o grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, incluindo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

"Diante da verossimilhança da alegação e tendo em conta o direito constitucional à ampla defesa, defiro, por enquanto, sem prejuízo de providências ulteriores, o pedido deduzido pelo reclamante com fundamento nos arts. 6º , 8º , 77, I, e 139, IV, do Código de Processo Civil, para autorizar o compartilhamento das mensagens informais trocadas no âmbito da Força-tarefa Lava Jato, encontráveis nos arquivos arrecadados ao longo da Operação Spoofing", escreveu o ministro em sua decisão.

Segundo o despacho, o petista poderá ter acesso às conversas que "lhe digam respeito, direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira". A Justiça do Distrito Federal tem dez dias para cumprir a determinação.