Presidente da Câmara, Arthur Lira
Presidente da Câmara, Arthur Lira| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), usou as redes sociais neste domingo (16) para criticar os governadores e culpar o Senado por conta do preço dos combustíveis no Brasil. O deputado argumentou que a Câmara chegou a aprovar uma proposta que alterava regras para a mudança da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para segurar a alta nos preços, mas que acabou engavetada pelos senadores.

"A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e 'Geni' da turma do mercado”, escreveu Lira.

Em outra publicação, Lira criticou os governadores, citando o governador do Piauí, Wellington Dias, filiado ao PT. "Diziam que era intervencionista e eleitoreira. Agora, no início de um ano eleitoral, governadores, com Wellington Dias à frente, cobram soluções do Congresso. Com os cofres dos Estados abarrotados de tanta arrecadação e mirando em outubro, decidiram que é hora de reduzir o preço", completou.

Neste sábado (15), o governador petista divulgou um vídeo no qual afirma que os estados decidiram descongelar o ICMS porque não houve avanços para a aprovação da reforma tributária. O texto vinha sendo negociado por governadores com o Congresso Nacional, ao mesmo tempo em que a Petrobras reajustava os preços dos combustíveis. De acordo com Dias, o problema da alta dos preços dos combustíveis não é o ICMS.

"Havia uma proposta, houve uma reunião com o ministro Paulo Guedes, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o senador Roberto Rocha [relator da proposta de reforma tributária] e ali o objetivo dessa trégua era chegar a um entendimento para a aprovação da reforma tributária. Isso não aconteceu", afirmou o governador, que é presidente do Fórum dos Governadores.