O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo eleitoral brasileiro e reiterou que as urnas eletrônicas são confiáveis.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo eleitoral brasileiro e reiterou que as urnas eletrônicas são confiáveis.| Foto: Reprodução/YouTube

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo eleitoral brasileiro e reiterou que as urnas eletrônicas são confiáveis. As declarações foram feitas nesta terça-feira (10), durante participação do parlamentar em um evento que discute o Brasil e a economia mundial, promovido pela BTG Pactual em Nova York.

“A polarização vai se dar, como se deu no mundo todo, no momento específico da eleição. O povo vai escolher (seus representantes) sem o eufemismo de dizer que aquela urna presta ou não presta. Eu fui eleito nesse sistema durante seis eleições e não posso dizer que esse sistema não funciona. O sistema é confiável. Precisa de ajustes? Precisa. Mas é importante que nós tenhamos tranquilidade política no pleito, e nós haveremos de ter. Como eu disse no início da nossa fala, as instituições brasileiras são fortíssimas, elas funcionam plenamente", disse o presidente da Câmara.

Lira afirmou ainda que o centro político é o regulador da política nacional e mantém o equilíbrio para o Brasil não virar uma Argentina. “Entre um extremo e outro, temos o centro. E o centro, regulador da política nacional, é que mantém o equilíbrio do Brasil, me desculpe, não virar uma Argentina de ocasião, quando se elege um governo todo mundo parte em defesa daquele governo sem criticar os erros e sem sugerir os acertos. O centro tem feito essa moderação nacional e tem tido uma responsabilidade muito forte no equilíbrio dos extremos em Brasília. Na polarização política, nas dificuldades de convivência das instituições. Sempre priorizamos e lutamos para que os Poderes se autocontenham para que fiquem restritos às suas esferas constitucionais para que o Brasil funcione plenamente”, declarou Lira.