Lista de privatizações no Brasil: Bolsonaro e Guedes
Lista de privatizações no Brasil: com Bolsonaro, um em cada quatro brasileiros já se mostram favoráveis à venda de estatais.| Foto: Marcos Correa / PR

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pelo Datafolha revela que 25% dos brasileiros são a favor das privatizações e 67% contrários. O índice é cinco pontos maior do que em novembro de 2017, o que revela que, com o governo Jair Bolsonaro, houve aumento do apoio popular às privatizações no Brasil. Em relação à privatização da Petrobras, 27% são a favor e 65% contrários. Ao todo, 33% são favoráveis à venda dos Correios e 29% dos bancos públicos. Em entrevista publicada nesta segunda, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que gostaria de ver a lista de privatizações no Brasil crescer até que o projeto de comercialização chegue a todas as estatais, e que Bolsonaro o apoia.

Com 2.878 entrevistados em 175 municípios, entre 29 e 30 de agostos, a pesquisa Datafolha mostra ainda que homens são mais favoráveis à venda das estatais: 32% contra 19% das mulheres. Quanto maior a escolaridade, maior é o apoio à lista de privatizações no Brasil: 15% para pessoas com  ensino fundamental, 27% com ensino médio e 38%  entre aqueles com ensino superior. O cenário de evolução no apoio se repete conforme o índice de renda familiar, chegando a 50% de apoio em famílias que recebem dez ou mais salários mínimos e 16% para aquelas com até dois salários mínimos.