O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Secretária-Geral, Jorge Oliveira
O recém-empossado ministro Jorge Oliveira, da Secretaria Geral, acumula a titularidade da Secretária de Assuntos Jurídicos (SAJ) e terá um papel fundamental na escolha do novo PGR| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebe no Palácio do Planalto, na tarde desta sexta-feira (5), o procurador Fábio Nóbrega, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que organiza desde 2001 a lista tríplice para a escolha do procurador-geral da República (PGR). Acompanha a reunião o ministro Jorge Oliveira, braço direito de Bolsonaro para assuntos jurídicos e principal interlocutor para a escolha do novo PGR. Nóbrega vai entregar oficialmente a lista para Bolsonaro.

Mais votado, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia esteve reunido com Oliveira há duas semanas. Bonsaglia já foi chefe, em seus anos de Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de Erick Bill Vidigal, um dos adjuntos do ministro na Secretária de Assuntos Jurídicos (SAJ). O subprocurador-geral Augusto Aras, que corre por fora, também já se reuniu com Oliveira.

Os nomes da lista, que inclui ainda a subprocuradora Luiza Frischeisen e o procurador regional Blal Dalloul, já se reuniram com o presidente do Senado. Bonsaglia e Frischeisen também estiveram com o presidente do STF. Bolsonaro não é obrigado a seguir a lista, e o nome indicado precisa ser ratificado pelo Senado.