Lixões no Brasil: ministério do meio ambiente
o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles: programa quer fim de lixões no Brasil.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente, do ministro Ricardo Salles, anunciou dois acordos que, segundo a pasta, têm o objetivo de apoiar o fim dos lixões no Brasil: um para a logística reversa do lixo eletrônico e outro de baterias automotivas de chumbo ácido. “Previstos há nove anos, os acordos foram alinhados e assinados dentro de nove meses em 2019; tudo com definição de atribuições, metas, prazos e prestação de contas”, divulgou o ministério em nota.

De acordo com a pasta, um dos acordos setoriais prevê 5 mil pontos de coleta de lixo eletrônico. O outro projeta que 90% das baterias de automóveis descartadas sejam destinadas corretamente nos próximos quatro anos, o que inclui a reciclagem de 153 mil toneladas de chumbo ao ano. Segundo a pasta, isso irá reduzir a demanda por importação de chumbo. Ambos os acordos fazem parte do “Programa Lixão Zero”, que busca o fim dos lixões no Brasil.