cpi-da-covid-senado
Sessão da CPI da Covid| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O lobista Marconny Faria, que tem seu depoimento à CPI da Covid do Senado agendado para esta quinta-feira (2), não compareceu ao Congresso no horário esperado pela comissão. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que Faria é considerado como foragido e que a comissão acionou a Polícia Legislativa para promover a condução "sob vara" de Faria ao Congresso - isto é, para levá-lo ao colegiado.

Randolfe afirmou que, se Faria não for localizado, ele estuda pedir a prisão preventiva do lobista. O parlamentar disse também que a comissão acionará a Interpol para monitorar uma eventual fuga de Faria do Brasil. O senador chamou Faria de "senhor de todos os lobistas". Faria entrou no radar da CPI por ser apontado como lobista da Precisa Medicamentos dentro do Ministério da Saúde. A Precisa atuou como intermediária em negociações entre o Ministério e a empresa indiana Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin.

O senador disse que a CPI tem um "material probatório vastíssimo" contra Faria e que, caso ele não compareça e nem seja localizado nesta quinta, é possível que a comissão faça uma sessão para expor os conteúdos.