Lojistas e trabalhadores do comércio de Manaus fecharam ruas em protestos contra decreto do governo do Amazonas
Lojistas e trabalhadores do comércio de Manaus fecharam ruas em protestos contra decreto do governo do Amazonas| Foto: Edmar Barros/Futurapress/Estadão Conteudo

Comerciantes e lojistas de Manaus realizaram um protesto neste sábado (26) contra as novas medidas restritivas do comércio que começaram a vigorar em todo o Amazonas. Por meio de decreto, o governador Wilson Lima determinou o fechamento de todo o comércio do estado, que passa a atender apenas por meio de delivery ou drive-thru, como medida de combate à pandemia de Covid=19.

Os manifestantes ocuparam parte das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, as principais do Centro Comercial de Manaus, e gritavam palavras de ordem contra o governador e a frase “Queremos trabalhar!”. “Não é justo em plena festa de final de ano o governador dar um duro golpe desse nos comerciantes e varejistas do Centro e de toda Manaus. Faltou diálogo com os comerciantes. O governador não teve competência para abrir diálogo com os representantes do comércio de Manaus”, disse Givanildo Marcos Maia, presidente da Associação dos Trabalhadores de Comércio Informal e coordenador das Galerias Populares.

Os lojistas fecharam o principal terminal de ônibus de Manaus, o Terminal da Matriz, causando congestionamento que afetou o Centro Comercial. A manifestação prosseguiu até por volta de meio-dia, quando parte das vias do Terminal da Matriz foram liberadas de forma espontânea.