Lula
Ex-presidente Lula recuperou os direitos políticos graças a uma decisão individual do ministro Edson Fachin, do STF.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

O ex-presidente Lula confirmou pela primeira vez que é pré-candidato à Presidência nas eleições 2022 após ter recuperado os direitos políticos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). "Serei candidato contra Bolsonaro", disse Lula à revista francesa Paris Match. "Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesitarei", disse o ex-presidente.

À revista francesa, Lula disse ainda que, em seu mandato, o Brasil foi "importante ator no cenário mundial" e que foi "bom presidente". "Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação entre países do Hemisfério Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não era imutável."

Na terça (18), Lula usou o Twitter para fazer afagos ao Centrão e até fazer comentários elogiosos sobre adversários políticos, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Ciro Gomes (PDT).