Lula
Encontro de Lula com Rishi Sunak vai discutir principalmente o comércio bilateral entre o Brasil e o Reino Unido.| Foto: JuanJo Martin/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Londres nesta sexta (5) para participar da coroação do Rei Charles III, marcada para sábado (6). No começo da tarde, o presidente terá uma reunião privada com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na residência oficial do governo.

A expectativa é de que Lula e Sunak discutam temas como comércio bilateral entre os dois países, tributação, mudanças climáticas e guerra na Ucrânia. Não há previsão da assinatura de acordos, mas a recepção ao presidente brasileiro em Downing Street é uma sinalização do interesse dos ingleses em negócios com empresas brasileiras.

O comércio bilateral entre o Brasil e o Reino Unido somou, no ano passado, US$ 6,45 bilhões segundo a Apex-Brasil, com expectativa de crescimento após um aumento de 19,3% entre os anos de 2021 e 2022. A estimativa se dá por conta da recessão vivida pelo país europeu, que deve ter uma contração de 0,2% na economia neste ano.

Pouco depois, Lula seguirá para o Palácio de Buckingham, onde será recepcionado para um jantar com a presença de autoridades convidadas para a coroação de Charles III.

A cerimônia de coroação de Charles III está marcada para sábado (6), a partir das 11h (hora local), e vai durar o dia todo. Lula retorna ao Brasil no começo da noite.