Lula
O ex-presidente Lula.| Foto: Joédson Alves/EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (26) o presidente Jair Bolsonaro por não definir medidas contra a nova variante da Covid-19. Chamada de ômicron, a variante é originária da África do Sul. "Bolsonaro segue sendo o maior aliado do coronavírus. No começo da pandemia impediu o governo do Ceará de fechar fronteiras para se proteger da chegada da doença. Agora não quer exigir vacinação e testes de turistas estrangeiros, como o mundo inteiro tem feito", disse o petista no Twitter.

A ômicron foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOCs), a quinta a receber essa classificação. Mais cedo, Bolsonaro disse que o Brasil não aguenta um novo lockdown e defendeu "medidas racionais" para se proteger contra nova variante.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo federal restrinja voos para o Brasil de seis países da África Austral: África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A agência também sugeriu a adoção de quarentena a pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias.