Lula
Lula afirmou que a operação Lava Jato é “culpada” pelo alto preço da gasolina no Brasil e que o objetivo das ações da força-tarefa era “destruir a indústria de óleo, gás e naval” do país.| Foto: Joédson Alves/EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais nesta quarta-feira (30) para, mais uma vez, se queixar dos efeitos da operação Lava Jato no país. Em publicação no Twitter, o petista afirmou que o governo federal não sabe resolver crises e que deveria escutar o povo. “No meu governo fiz 74 conferências nacionais pra escutar os diversos segmentos da sociedade. Tenho certeza que o povo vai voltar a governar esse país”, escreveu Lula.

Em outro trecho da publicação, ele diz que o governo tem responsabilidade sobre a inflação e que, sob seu governo, o país encontrou o equilíbrio fiscal. “Cerca de 50% da inflação hoje está subordinada aos preços controlados pelo governo. Portanto o governo tem muita responsabilidade pela inflação. Pelo preço da energia, do gás, da gasolina, do diesel. Sobre responsabilidade fiscal: Quando cheguei na Presidência, nós tínhamos uma dívida pública interna de 60% do PIB. Quando a Dilma terminou o mandato estava em 32%. Durante todos os anos consecutivos dos nossos governos, o Brasil foi o único país do G20 com superávit primário”, escreveu.

O petista afirmou também que irá intervir na Petrobras e mudar a política de preços da empresa, sem detalhar como. “Digo em alto e bom som: nós não vamos manter essa política de preços de aumento do gás e da gasolina que a Petrobras adotou por ter nivelado os preços pelo mercado internacional. Quem tem que lucrar com a Petrobras é o povo brasileiro”, escreveu.

Ao final da publicação, Lula afirmou ainda que a operação Lava Jato é “culpada” pelo alto preço da gasolina no Brasil e que o objetivo das ações da força-tarefa era “destruir a indústria de óleo, gás e naval” do país. “O objetivo da Lava Jato a gente já sabe qual era. Era destruir a indústria naval nesse país. Destruir a indústria de óleo e gás. Olha o preço da gasolina agora... Não tem explicação essa política de preços nivelada pelo mercado internacional”, publicou.