Lula
Lula cumpre agenda de compromissos na Europa desde o fim de semana.| Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (15), em Bruxelas (Bélgica), que até "fevereiro ou março" do ano que vem decidirá, em conjunto com o PT, se concorrerá ao Palácio do Planalto em 2022. "Meu partido vai ter candidato a presidente da República. Possivelmente em fevereiro ou março decidirei se vou ser candidato ou não, se o partido quiser que eu seja candidato", afirmou, em entrevista coletiva no Parlamento Europeu, onde teve reuniões com representantes da União Europeia.

Lula disse que ainda não está fazendo um "discurso de campanha", mas apenas mostrando a realidade atual do Brasil. "Não entendo que eu tenha feito um discurso de campanha. Eu não tenho pedido votos. Um discurso de campanha pede votos".

Nesta terça-feira (16), o petista desembarcou na França para mais uma agenda de compromissos. Ele almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que é pré-candidata a presidente da França nas eleições de 2022, e foi homenageado no Instituto Sciences Po. Lula está em um tour pela Europa desde o final da última semana. A viagem, que começou pela Alemanha, passou por Bélgica e agora chegou à França, ainda inclui uma passagem pela Espanha, na próxima quinta-feira (18).