Lula
Ex-presidente Lula pediu desculpas por ter concedido asilo a Cesare Battisti.| Foto: Sérgio Lima/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu desculpas, nesta sexta-feira (9), à população italiana por não ter extraditado Cesare Battisti. "Peço desculpas ao povo italiano, pensei que ele não era culpado, mas depois de sua confissão, só posso me desculpar", disse em entrevista à TG2 Post. As informações são da Folha de S. Paulo. Battisti foi condenado na Itália por assassinato e se refugiou no Brasil, ele é ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

Lula já havia dito que se arrependia da decisão de conceder asilo ao italiano anteriormente. Segundo o ex-presidente, a decisão foi uma orientação do então ministro da Justiça, Tarso Genro. "E pensei que era uma decisão correta porque achei que era inocente", afirmou o petista.

Em 2010, no último dia de seu mandato, Lula concedeu asilo ao italiano. Battisti foi extraditado para a Itália em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. Em março de 2019, ele admitiu participação em quatro homicídios cometidos no final dos anos 1970 e cumpre prisão perpétua.