A decisão é da 12ª Vara Federal de Curitiba, após denúncia de que Lula teria sofrido violações de garantias constitucionais e direitos humanos.
A decisão é da 12ª Vara Federal de Curitiba, após denúncia de que Lula teria sofrido violações de garantias constitucionais e direitos humanos.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será ouvido, nesta terça-feira (17), em Curitiba, pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). A decisão é da 12ª Vara Federal da capital paranaense, após denúncia de que Lula teria sofrido violações de garantias constitucionais. A oitiva será feita pelos conselheiros Leandro Scalabrin, Leonardo Pinho e Ismael José Cesar, que já adiantaram que vão falar com a imprensa na saída da Polícia Federal. Em nota publicada no site do PT, a advogada Valeska Zanin Martins disse que “a defesa do ex-presidente Lula entende que será uma oportunidade para aprofundar o debate técnico sobre as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos que ele vem sofrendo no âmbito da operação Lava Jato". Ainda segundo ela, as referidas violações foram comunicadas ao Comitê de Diretos Humanos das Nações Unidas ainda em 2016.