Lula Alckmin
Lula reconheceu haver divergências com Alckmin, mas está disposto a colocar tudo isso de lado em prol de uma aliança para derrotar Bolsonaro.| Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (19) não ver "nenhum problema" em ter o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (ex-PSDB) como vice na disputa das eleições presidenciais de outubro. O “namoro” entre os dois peso-pesados da política nacional ocorre há meses e provoca reações contrárias em setores mais conservadores do PT e eleitores tradicionais de Alckmin.

Em coletiva de imprensa com veículos de mídia alternativos, Lula defendeu Alckmin e disse aguardar a definição do novo partido do ex-governador para dar andamento a negociações que podem levar à formação de uma chapa conjunta. Alckmin tem convites de filiação de PSB, PV e Solidariedade.

“Não terei nenhum problema em fazer chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e governar esse país. Só não posso dizer ainda porque falta definir para qual partido ele vai, ver se o partido vai fazer aliança com o PT”, disse Lula.

O ex-presidente afirmou que eventuais divergências entre ambos não impedem uma aliança. "Temos divergências? Temos. Por isso pertencemos a partidos diferentes. Temos visões de mundo diferentes? Temos. Mas isso não impede, se for necessário, de construir a possibilidade de colocar as divergências em um canto e as convergências em outro. Não terei nenhum problema em fazer chapa com Alckmin para ganhar as eleições".

Participaram do encontro, que teve transmissão pelas redes sociais, jornalistas dos sites Brasil 247, Revista Fórum, Tutaméia, Jornalistas Livres, DCM, Jornal GGN, Blog da Cidadania e Rede Brasil Atual.