Lula
Lula acredita que quantos mais candidatos as eleições de 2022 tiverem melhor será.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a movimentação de partidos de centro para a formação de uma terceira via para as eleições presidenciais de 2022 em entrevista à rádio Tribuna Norte, nesta quinta-feira (17). Segundo ele, as siglas que participam da mobilização têm "um problema de memória curta e ficam tentando procurar alternativas além daquelas que existem". "Precisam compreender que elas não têm o destaque que têm porque não têm partido político". Na avaliação de Lula, "o que temos no Brasil é um conjunto de cooperativas de deputados que se juntam em busca da disputa de uma eleição".

O petista defendeu o lançamento de várias candidaturas para o pleito de 2022 para dar ao povo o direito de escolha. "As pessoas ficam preocupadas com minha candidatura e reeleição do presidente [Jair Bolsonaro]. Eles [partidos] podem lançar candidato, não tem que procurar um só, tem que lançar uns dez. Aí o povo vai votar, esse é o jogo democrático", defendeu. "Vamos aguardar, não sei se vai ter 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª via. Quanto mais candidatos, o povo brasileiro vai ter mais escolha", declarou.

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira mostra Lula tecnicamente empatado com Bolsonaro na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022.