Para Lula, objetivo da nova política de defesa nacional deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil e não resgatar antigas rivalidades com países vizinhos.
Para Lula, objetivo da nova política de defesa nacional deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil e não resgatar antigas rivalidades com países vizinhos.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera “alarmante” que a nova política nacional de defesa (PND) do Brasil "ressuscite velhas teorias sobre rivalidades com vizinhos” e que as Força Armadas possam ser usadas para “ações incompatíveis com os princípios constitucionais de não intervenção e autodeterminação dos povos”. O Ministério da Defesa deve encaminhar ao Congresso na semana que vem uma revisão do PND e da Estratégia Nacional de Defesa. O teor dos documentos revela uma preocupação dos militares com futuros conflitos na América do Sul, em especial com um “país ao Norte do Brasil”, numa referência a Venezuela. No Twitter, Lula escreveu que o “objetivo” da nova edição do PND deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil. A política de defesa é atualizada a cada quatro anos, conforme determina a Lei 136/2010.