O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, assuma uma nova ação apresentada à Corte. Os advogados querem que Gilmar, e não o ministro Edson Fachin, analise a ação que contesta uma decisão do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13.ª Vara Federal de Curitiba. Segundo O Antagonista, pelas regras do Supremo, o primeiro ministro a divergir do relator original do processo, e que ganha a adesão da maioria no julgamento, assume o caso.

Bonat suspendeu a remessa a Brasília das ações contra Lula que tramitavam em Curitiba, contrariando uma determinação de Fachin. Como a Segunda Turma do Supremo declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar Lula no caso do tríplex do Guarujá, Bonat argumentou que a decisão de Fachin teria ficado prejudicada. A suspensão da remessa durou dois dias.

De acordo com o ConJur, a defesa, então, enviou uma reclamação diretamente a Gilmar Mendes. Porém, Fux distribuiu o caso a Fachin, antigo relator da suspeição. Fachin devolveu ao presidente da Corte a questão sobre quem será o relator da reclamação.