Lula
Lula pode concorrer à Presidência nas eleições 2022| Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Lula receberia a maioria dos votos de eleitores da chamada "terceira via" em eventual disputa pela Presidência nas eleições 2022 contra o atual presidente Jair Bolsonaro. Os dados da pesquisa Datafolha mostram que Lula teria 55% dos votos contra 32% de Bolsonaro no segundo turno.

Segundo a pesquisa, 55% dos eleitores de João Doria votariam no petista em um segundo turno contra Bolsonaro. Por outro lado, 26% apoiariam Bolsonaro. O levantamento mostra que 62% dos eleitores de Ciro Gomes optariam por Lula, enquanto 15% iriam de Bolsonaro. Entre os eleitores de Huck, 48% votariam no petista e 29%, em Bolsonaro.

No levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados, Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno contra 23% de Bolsonaro. Na sequência aparecem os nomes de Sergio Moro (7%); Ciro Gomes (6%); Luciano Huck (4%); João Doria (3%) e empatados, por último, Luiz Henrique Mandetta e João Amoêdo, com (2%). Das pessoas ouvidas, 9% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados e outras 4% afirmaram que estão indecisas.

A pesquisa eleitoral 2022 do Datafolha ouviu 2.071 pessoas de forma presencial em 146 municípios brasileiros nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.