Brasília- DF- Brasil- 18/12/2014- O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da solenidade comemorativa dos 10 anos da reforma do Judiciário. Na foto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (José Cruz/Agência Brasil)
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Agência Brasil

Diante de empresários, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), fez diversos elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (9), às vésperas de se encontrar com o petista. "O Lula, podem falar o que quiser, eu via a força do sujeito. Almoçando na Dinamarca, com o rei da Espanha, com a Oprah, com o faxineiro, com a Michelle Obama... Era o centro das atenções", disse durante almoço organizado pelo Grupo Lide no hotel Fairmont, zona sul do Rio.

Lula tem agenda intensa na cidade entre quinta-feira (10) e sábado (12). O ex-presidente deve se encontrar com lideranças políticas, intelectuais e com membros do diretório do PT do Rio. Entre os políticos, Lula deve se reunir novamente com os deputados federais Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ), segundo a assessoria do petista.

Em seu discurso para os empresários, Paes também citou outros quadros da política brasileira e fez uma análise da conjuntura dos últimos anos. Nesta linha, elogiou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o governador paulista, João Doria (PSDB). Dilma Rousseff (PT), porém, foi alvo de críticas. "Podem falar o que quiser do FHC ou do Lula, mas foram dois grandes líderes políticos."

Ele voltou a criticar Dilma quando mencionou o "charme" dela ao vender a imagem do Brasil durante o período dos grandes eventos. E debochou do mesmo "charme" de Jair Bolsonaro, lembrando que, agora, o Cristo Redentor apareceu de máscara na capa de revista The Economist e a imagem do País está ainda mais desgastada.