Lula Macron
Lula afirmou em publicação nas redes sociais que o objetivo da viagem à Europa é colaborar para “melhorar a imagem do país no exterior”| Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Lula teve um encontro com o presidente da França na manhã desta quarta-feira (17) em Paris. O petista foi recepcionado por Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, onde discutiram a relação entre os dois países. Lula está em viagem pela Europa desde o dia 11 de novembro. O ex-presidente afirmou em publicação nas redes sociais que o objetivo da viagem é colaborar para “melhorar a imagem do país no exterior”. “Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”, escreveu. Sua próxima passagem deve ser pela Espanha.

No fim de outubro, Macron afirmou que a relação da França com o Brasil "já foi melhor", mas evitou críticas ao governo brasileiro. O chefe de Estado francês e o presidente Jair Bolsonaro já trocaram farpas publicamente. Em 2019, as críticas se intensificaram, já no início deste ano, Macron disse que "continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia". Bolsonaro respondeu que a declaração do presidente francês era "a politicalha deles" e que o Brasil poderia ajudar no reflorestamento da França.