Militante espera a soltura do ex-presidente.
Militante espera a soltura do ex-presidente.| Foto: Henry Milleo/AFP

Com a expectativa de ser solto ainda nesta sexta-feira (8), após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem planos para as primeiras horas de liberdade. De acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann - que esteve com Lula na manhã desta sexta -, a primeira parada do petista deve ser na vigília montada na vizinhança da superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

"Ele quer abraçar e agradecer as pessoas que estão lá, há 580 dias, sem deixá-lo", disse Gleisi a jornalistas. A previsão é de que, depois disso, Lula siga para São Paulo. "Ele vai entrar na vida pública por onde saiu, no Sindicato dos Metalúrgicos, para encontrar amigos e a militância", completou a presidente do PT. A agenda posterior ainda não foi definida.

Ainda de acordo com ela, as questões operacionais da viagem estão sendo planejadas, e dependem de quando o alvará de soltura for expedido. "Esperamos que seja o mais rápido possível", afirmou.