Mãe do presidente Bolsonaro, dona Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, foi imunizada em casa, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira.
Mãe do presidente Bolsonaro, dona Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, foi imunizada em casa, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira.| Foto: Reprodução/redes sociais

A mãe do presidente Jair Bolsonaro foi vacinada recentemente contra a Covid-19. Dona Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, foi imunizada em casa, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. A revelação foi feita pelo próprio presidente, durante live transmitida na quinta-feira (18) pelas redes sociais.

De acordo com Bolsonaro, Olinda teria sido imunizada com uma dose da vacina de Oxford no dia 12 de fevereiro, porém, veículos da imprensa teriam informado que ela tomou Coronavac. "Aqui está o cartão de vacina da minha mãe, ela foi vacinada no dia 12 de fevereiro, primeira dose, fabricante Oxford. Está aqui. O vacinador e a assinatura dele, o registro profissional. Ela foi vacinada e o cara (profissional que aplicou a vacina) foi embora. Duas horas depois ele volta todo apavorado, vai na casa da minha mãe, chama a pessoa que acompanha minha mãe, pega o cartão de vacina dela e rasga. Daí entrega para minha mãe um cartão escrito vacina do Butantan", afirmou Bolsonaro. “Aí vem a imprensa fazendo politicagem com a minha mãe de 93 anos de idade”, reclamou.

Polêmica desnecessária, diz Doria

Nesta sexta-feira (19) o governador de São Paulo, João Doria, comentou a declaração de Bolsonaro, afirmando que a polêmica em torno da vacinação da idosa era totalmente desnecessária. "As vacinas são boas, a Astrazeneca é uma boa vacina a vacina do Butantan também é uma boa vacina. Nós temos que vacinar. Essa deveria ser a preocupação do presidente da República", disse. "Espero que ele siga o exemplo da mãe dele e tome a vacina seja ela qual for", completou. Segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, Regiane de Paula, das 2.861 doses de vacinas que foram encaminhadas para o município de Eldorado, somente 80 delas foram da Oxford/Astrazeneca, e o restante foi da vacina do Butantan. "Não sei responder com qual vacina, porque a Lei Geral de Proteção de Dados não me permite acessar", disse.